“Uma ponte construída a cada momento entre duas pessoas, automática e não-verbal, uma capacidade de prestar total atenção ao outro e perceber o que o outro está sentindo. Algo que vai além das palavras”.
É assim que o psicólogo norte-americano @DanielGoleman, autor do super best seller #InteligênciaEmocional, define uma habilidade que deveria estar no topo das qualidades dos líderes – e das organizações.
Não importa o nível hierárquico, posição ou situação. Pode ser o CEO de uma grande empresa, um chefe de equipe, um morador de um bairro ou pai e mãe de uma família. Desenvolver habilidades de #liderança o torna alguém capaz de fazer a diferença no lugar onde atua, influenciando positivamente pessoas a alcançarem um bem comum.
As empresas exigem que as posições de maior responsabilidade sejam ocupadas por pessoas capazes de colocar em prática um tipo específico de liderança: a empática. Mas, afinal, o que é empatia?
#EmpatiaCognitiva: eu entendo como você vê o mundo. Eu posso falar com você de um jeito que você compreenda;
#EmpatiaEmocional: eu entendo o que você sente porque eu sinto também;
#PreocupaçãoEmpática: eu me preocupo com você. “É isso o que distingue aquele chefe que as pessoas amam trabalhar para. É o tipo de empatia mais importante, que faz com que todos se sintam apoiados e protegidos, mesmo quando recebem um feedback negativo.”
De acordo com estudos realizados pela Development Dimensions International (DDI), a empatia é a maior habilidade de liderança individual necessária hoje em dia.
Algumas empresas acreditam que a empatia é tão importante que oferecem a seus colaboradores um “treinamento de empatia”. Nos EUA, por exemplo, 20% dos empregadores norte-americanos oferecem esse tipo de treinamento – o que, quando olhamos para as iniciativas que eram tomadas há 10 anos, pode ser considerado algo inédito.
A empatia pode não ser uma habilidade fácil de ser dominada, ela não é ensinada na Universidade, nem pode ser aprendida em um curso com horas fechadas, mas é fundamental para se viver em comunidade.
Antes de encerrar, veja essa reflexão de forma inspiradora e com muito bom humor, confira o curta animado “Mr Indifferent”, de Aryasb Feiz: É uma reflexão que nos leva a pensar sobre empatia. Sobre a importância de fazer a diferença na vida do outro. Que não se limita apenas em se colocar no lugar de outra pessoa, mas engloba se despir dos próprios preconceitos e estereótipos já definidos, e assim agir.
© 2023 MaryLand Idiomas. Todos os direitos reservados
Criado por DZNlab
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência no nosso website, direcionar serviço, personalizar publicidade e recomendar conteúdo do seu interesse. Ao utilizar o nosso website você concorda com tal monitoramento. Caso tenha alguma dúvida antes de prosseguir, conheça a nossa Política de Privacidade e nossa Política de Lei Geral de Proteção de Dados.